A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

Sintomas da periodontite

Para saber se você precisa se consultar com um periodontista, basta ficar atento aos seguintes sinais:

• Mau hálito;
  • Presença de aftas;
  • Tártaro e placas bacterianas;
  • Sangramento durante a escovação;
  • Vermelhidão na região da gengiva;
  • Presença de pus e um gosto de azedo bem forte na boca;
  • Mobilidade dos dentes.

Indicações do tratamento

Os tratamentos da periodontia são recomendado, principalmente, para:

– Dentes com perda óssea;

– Mobilidade dental;

– Dificuldade de recuperação pós-tratamento.

Como os procedimentos são feitos?

A doença periodontal geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. A boa notícia é que as doenças periodontais podem frequentemente ser tratadas nos estágios iniciais, com raspagem e alisamento radicular.

Durante um exame clínico, o dentista examina suas gengivas para verificação de problemas periodontais. Um instrumento chamado de sonda periodontal é usado para medir delicadamente a profundidade dos espaços entre seus dentes e gengivas, garantindo um diagnóstico preciso e assertivo.

Há grupo de risco?

Sim. As doenças periodontais são mais comuns em fumantes, gestantes, pessoas que sofrem com a desnutrição, que possuem problemas no sistema imunológico, diabetes, portadores de algumas doenças sexualmente transmissíveis e para homens e mulheres que não realizam a higienização bucal da forma correta.

A melhor forma de prevenir é seguindo as recomendações básicas de todo dentista realizar a escovação, no mínimo 3 vezes ao dia, e usar o fio dental. O uso de enxaguante bucal bactericida pode potencializar os efeitos de uma boa saúde bucal. Além disso, é preciso mudar certos hábitos alimentares, fazer uma dieta equilibrada e balanceada, livre de alimentos muito gordurosos e industrializados.

Entre em contato com os profissionais da Ortoimplantes e agende a sua consulta. Invista em sua saúde bucal e na sua qualidade de vida.

Agende sua avaliação

Preencha os campos do formulário abaixo e, em breve, entraremos em contato com você.