O QUE É?

Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma. É um tratamento estético rápido e não necessidade nem de anestesia. A espessura da peça protética é tão fina (varia de 0,2mm a 0,4mm de espessura) que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental.."

INDICAÇÕES

Mais comumente utilizadas para recobrir os dentes da frente, as lentes podem ser úteis para corrigir esteticamente várias situações como:

  • Dentes descoloridos por causa de um tratamento de canal, manchas de tetraciclina ou outros medicamentos, excesso de flúor ou a presença de grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
  • Dentes desgastados;
  • Dentes lascados ou quebrados;
  • Dentes desalinhados, irregulares ou com forma irregular (por exemplo, têm buracos ou protuberâncias);
  • Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).

COMO É FEITA?

Após a confecção da lente, o dente será limpo, polido, e riscado, o que prepara o dente para permitir um processo de colagem forte. Uma cola especial é aplicada para a lente de contato e então ela é colocada sobre o dente. Depois de posicionar adequadamente sobre o dente, o dentista aplica um feixe de luz especial para o revestimento dentário, que ativa os produtos químicos na cola fazendo-a endurecer ou secar rapidamente. As etapas finais envolvem a remoção de qualquer excesso da cola, avaliando sua mordida e fazendo os ajustes finais nas lentes de contato, se necessário. Seu dentista pode lhe pedir para voltar para uma visita de acompanhamento em algumas semanas para verificar como suas gengivas estão respondendo à presença das lentes de contato e, mais uma vez examinar a sua colocação.