O QUE É?

O objetivo principal do tratamento é colocar os dentes em suas corretas posições melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. O que protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporo-mandibular. Dentes mal alinhados podem sofrer forças desproporcionais durante a mastigação e sofrerem desgastes patológicos ou até fraturas.

INDICAÇÕES

O uso do aparelho fixo é recomendado para adolescentes e adultos que já contam com os dentes permanentes e a estrutura da arcada bem formada. Desde que o paciente não apresente problemas como cáries, gengivite, entre outros, não há qualquer contra indicação para esse tipo de tratamento.

COMO FUNCIONA?

O aparelho fixo é uma estrutura que possibilita a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Por meio de um arco que fica fixado aos braquetes (pequenas peças coladas aos dentes), o ortodontista vai promovendo o alinhamento e, assim, corrigindo problemas, tanto estéticos quanto funcionais. Os braquetes são fixados nos dentes com uma resina composta, ou seja, um material específico que não danifica o esmalte, nem tampouco altera a coloração dos dentes. Os braquetes, por sua vez, servem para sustentar o arco que pode ter mais ou menos força, dependendo do tipo e do calibre. No final da arcada dentária, nos últimos dentes, são colocados anéis de metal, chamados de “banda”, onde toda a estrutura é sustentada e os arcos ficam presos. Com as ligaduras, ou seja, as “borrachinhas”, o arco fica preso aos braquetes e por meio de acessórios como molas e elásticos, ou mesmo dobras nos arcos, o ortodontista vai ajustando toda a estrutura para que os dentes façam as movimentações necessárias. Além desse modelo, que é considerado o tradicional aparelho fixo, existe a estrutura do aparelho fixo autoligável onde as estruturas dos braquetes são mais modernas e os arcos adequados a cada fase do tratamento. Além de ser mais fácil de higienizar, esse tipo de aparelho fixo tem a manutenção mais espaçada e o tempo do tratamento costuma ser menor.